sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Reconquista e a Formação do Reino de Portugal

Os cristãos refugiaram se no norte da península, onde levantaram castelos que deram origem ao reino de "Castilla", ou terra dos castelos Em Alcama, nas Astúrias, o rei visigodo Pelágio , derrotou os árabes dando o início à Reconquista, no ano de 718. Esse movimento foi alastrando se para o sul, através das cruzadas – lutas para expulsar os mouros os muçulmanos, da Península Ibérica , recuperando os territórios perdidos que originaram os reinos de Leão, Castela e Aragão Muçulmanos e cristãos desencadeiam uma guerra religiosa durante sete séculos de ocupação. (711 a 1492). Nas regiões dominadas pelos árabes viviam os moçárabes, receberam maior influência dos árabes na linguagem e nos costumes, exceto na religião, pois continuavam cristãos.
Com a finalidade de libertar o território ibérico, nobres de diferentes regiões participaram da guerra santa. Dois nobres franceses . D. Raimundo e D Henrique, conde de Borgonha, descendentes dos reis da França,distinguiram se nessas lutas. Para recompensá - los pelos serviços prestados na conquista, D. AfonsoVI, rei de Leão e Castela nomeou D. Raimundo governador do condado da Galiza e ofereceu lhe em casamento a filha D. Urraca A D. Henrique deu o governo do Condado Portucalense, território desmembrado da Galiza, junto ao rio Douro, do qual era dependente, e a mão da outra filha D. Tareja (Teresa). Tiveram quatro filhos, dos quais apenas um era varão, chamado Afonso Henriques, que haveria de ser o fundador e o primeiro rei de Portugal.

Dom Afonso Henriques tinha apenas três anos quando seu pai morreu e por isso, sua mãe assumiu o governo do condado.Anos após a morte do conde, a viúva envolveu se com um fidalgo galego D. Fernão Peres de Trava,que tinha a intenção de submeter ao controle da Galiza o Condado Portucalense. Em 1128, o jovem D. Afonso Henriques lutou contra as tropas de sua mãe, numa luta conhecida como a Batalha deS. Mamede, afirmando a independência portuguesa face à Galiza.Em 1139, depois de ter definitivamente expulsado os mouros na Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques conde de Borgonha,sagrou se rei de Portugal.
À medida que as batalhas aconteciam e novas terras eram reconquistadas, os grupos populacionais do norte foram se instalando mais a sul, originando o território português.
 
Do mesmo modo, na região central e leste da Península, os leoneses e os castelhanos avançavam para o sul, ocupando as terras até então dominadas pelos árabes. Mais tarde, essas terras viriam a se tornar território do Estado espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário